Instituto Pensar - Socialista pede revisão da legislação do crédito consignado para coibir fraudes

Socialista pede revisão da legislação do crédito consignado para coibir fraudes

por: Mariane Del Rei 


Foto: Cleia Viana/Câmara dos Deputados

O deputado socialista Heitor Schuch (PSB-RS) reivindicou durante a audiência pública da Comissão de Trabalho da Câmara dos Deputados, realizada na segunda-feira (23), a revisão urgente da legislação que regulamenta o crédito consignado no país como forma de coibir as fraudes que vêm sendo registradas contra aposentados e pensionistas, especialmente do meio rural.

Schuch também apresentou um documento de 291 páginas elaborado pela Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Rio Grande do Sul (Fetag/RS), apontando centenas de denúncias no Rio Grande do Sul relacionadas a depósitos em conta corrente não solicitados e a invasão no sistema do INSS para alteração de dados de segurados rurais com o objetivo de desbloquear créditos consignados.

O deputado Heitor Schuch apresentou o Projeto de Lei 1892/21, que prevê a contratação de crédito consignado por beneficiários do INSS apenas no banco onde ele recebe o seu benefício.

"O objetivo da proposta é evitar que aposentados sejam vítimas de assédio por parte das empresas de crédito?.
Heitor Schuch

Denúncias de golpes

Entidades representantes dos consumidores também pediram a revisão da legislação que regulamenta o crédito consignado no Brasil. O presidente da Fetag/RS, Carlos Joel da Silva, também voltou a cobrar a alteração da Instrução Normativa nº 113 do INSS bloqueando de forma permanente a contratação desse tipo de empréstimo sem a autorização expressa e presencial do segurado na instituição financeira.

O representante do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec), Michel Souza, destacou a importância do crédito consignado como política pública de acesso ao crédito, porém, "as graves omissões do poder público? diante das denúncias recorrentes de golpes apontam para a necessidade de uma averiguação das regras, determinando mecanismos de controle mais eficientes.

Leia tambémBiometria facial para combater fraudes no INSS

"Faço um apelo aos deputados, os consumidores estão sangrando?, disse Souza, lembrando que desde 2019 o Idec vem denunciando, sem sucesso, as irregularidades. Situação que, segundo as entidades, piorou muito durante a pandemia, Dados da Secretaria Nacional do Consumidor indicam um crescimento de 124% nas reclamações de consumidores relativas ao crédito consignado em 2020 no país.

Levantamento que também já havia sido encaminhado pela Contag aos órgãos competentes, apontando casos em todo o país da prática fraudulenta, que inclui a suspeita de vazamento de dados de dentro do instituto e a participação de agentes financeiros. "O Conselho Nacional de Previdência até chegou a criar um Grupo de Trabalho, mas até agora não foi encaminhado?, criticou a representante da entidade, Edjane da Silva.

Coibição de fraudes no crédito consignado

Representante do Banco Central, Sérgio Mesquita, informou que até o início de 2022 deverá ser publicada resolução estipulando exigências mais rigorosos na contratação de empréstimo consignado pelas instituições financeiras e correspondentes bancários.

Edilson Costa, da Associação Nacional dos Profissionais e Empresas Promotoras de Crédito e Correspondentes no País (Aneps), destacou que a entidade já elaborou um plano de ação com nove pontos a serem implementados pelos seus associados para coibir as práticas irregulares, entre os quais a adoção da universalização do sistema de assinaturas, com certificação digital.

Com informações do Jornal do Comércio e Agência Câmara de Notícias



0 Comentário:


Nome: Em:
Mensagem: